Início | Videoprojetores
Os projetores de vídeo são usados principalmente para apresentações, conferências, formação, eventos e em sistemas de Cinema em Casa.
Os videoprojectores têm várias características mas as que são mais diferenciadoras são a Resolução, capacidade de Luminosidade (medida em lumens ou ANSI lumens), taxa de Contraste, os Inputs e Outputs que dispõem e comunicação LAN ou Wi-Fi. Nas instalações mais exigentes, características como Blending, ajuste geométrico dos cantos e curvas e Lens Shift são características específicas para os videoprojectores de instalação fixa (ex: Auditórios).
As resoluções mais comuns são SVGA (800×600 pixels), XGA (1024×768 pixels), WXGA (1280×800 pixels) e FullHD (1920×1080 pixels). Nos projetores de instalação, de grandes dimensões e peso, as resoluções podem atingir Ultra HD ou seja 4K (4096×2160 pixels).
Os videoprojectores podem ser de tecnologia de projeção LCD (Liquid Crystal Display) e DLP (Digital Light Processing). A DLP oferece um maior contraste enquanto a LCD proporciona cores mais exatas e brancos mais “brancos”.
Quanto ao consumo e “amigo do ambiente” apareceu mais recentemente os projetores LED (Light Emitting Diode) que usam um dispositivo de Díodo Emissor de Luz como fonte de luz, sem a necessidade de utilização de lâmpadas. A tecnologia LED está a ser cada vez mais utilizada pelos maiores fabricantes visto as lâmpadas dos videoprojectores “convencionais” serem constituídas por mercúrio que é altamente prejudicial à saúde. Recentemente o acordo de Minamata, assinado em Agosto de 2017, proíbe a utilização de mercúrio em diversos equipamentos eletrónicos. A tendência é que o videoprojector, a médio prazo, deixe de utilizar lâmpadas.